Blog criado para falar sobre diversos assuntos do meu interesse. Amo poesia, arte, livros e pesquisa científica!
segunda-feira, 24 de junho de 2019
Um leitor vive mil vidas antes de morrer
Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.
Game of Thrones -George R. R. Martin
sábado, 22 de junho de 2019
quinta-feira, 20 de junho de 2019
As sem-razões do amor
Marc Chagall The Betrothed and the Eiffel Tower, 1913 |
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
(Carlos Drummond de Andrade)
Saúde sem Fake News
* Imagem: freepik |
O número é (61)99289-4640
Fonte: Ministério da Saúde
http://saude.gov.br/fakenews
Fonte: Ministério da Saúde * Imagem: https://br.freepik.com/vetores-premium/noticias-falsas_5707989.htm#page=1&query=Fake &position=9 |
terça-feira, 18 de junho de 2019
Livros são
Livros são espelhos, janelas, portas, caminhos, agasalhos, âncoras, trampolins, escotilhas, esconderijos, cobertores, tapetes mágicos, luz Grant Snider
Por que ler ficção pode beneficiar sua carreira
Não é segredo e nem novidade que pessoas bem-sucedidas são ávidas leitoras. Ler ajuda a se manter conectado com as novas tendências e a aprender técnicas que podem ser usadas em sua carreira. Todo ano, Bill Gates e Warren Buffett publicam as listas dos melhores livros que leram nos últimos 12 meses – e as listas sempre estão cheias de títulos de não-ficção.
Mas e a ficção, ela é puramente entretenimento? Michel Morvan, fundador e CEO da empresa de tecnologia CoSMo, lê alguns capítulos de um romance policial toda noite e diz que não é apenas por diversão. À Fast company, ele disse que “para tocar um negócio, você precisa estar profundamente envolvido em todos os detalhes, desde a estratégia, produto e contratações. Mergulhar em uma história, identificando os personagens e tentando resolver os mistérios, tem dois efeitos em mim. Em primeiro lugar, é uma forma eficiente de me desconectar dos problemas que enfrento no trabalho. Além disso, imediatamente libera minha criatividade, minha mente não tem limites enquanto estou lendo, e não deveria ter enquanto estou conduzindo meus negócios.”
De fato, pesquisas mostram que ler ficção pode ajudar a aumentar habilidades que são tão importantes para o trabalho quanto conhecimentos técnicos que você adquire lendo não-ficção. Veja cinco maneiras como ler romances mexe com seu cérebro.
1. Melhor raciocínio
Ler ficção pode desencadear insights que podem ajudar o trabalho além da lógica, diz Michael Benveniste, professor de inglês na University of Puget Sound. Em situações que podem estar impregnadas com emoções ou experiências passadas, ler pode ajudar a cultivar outro tipo de raciocínio. “A ficção oferece um espaço para especular sobre o papel de valores difusos como crenças, normas e experiências em contextos sociais”, diz ele.
2. Maior entendimento de problemas complexos
Pessoas que leem ficção ampliam seu entendimento sobre os outros, de acordo com um estudo da Universidade de Toronto. “Esse efeito se deve em parte ao processo de engajamento nas histórias, que incluem fazer inferências e se envolver emocionalmente, e parte aos elementos da ficção, que incluem personagens complexos e circunstâncias que talvez não encontremos no dia a dia”, escreveu Keith Oatley, professor de psicologia cognitiva da Universidade de Toronto.
Oatley compara a ficção a simulações de computador para seu cérebro. “Assim como simulações podem nos ajudar a lidar com problemas complexos como pilotar um avião ou prever o tempo, os romances e histórias podem nos ajudar a entender as complexidades da vida em sociedade”, disse ele ao The New York Times.
3. Empatia
Imaginar a situação pela que passa um personagem pode fazer de você alguém mais empático em relação às pessoas na vida real. Isso acontece porque, quando você lê uma história, se conecta com experiências pessoais, de acordo com uma pesquisa realizada por Raymond Mar, psicólogo da Universidade de York.
Em um discurso durante a convenção anual da Associação Americana de Psicólogos, Mar disse que nós temos pensamentos e emoções que são consistentes com uma narrativa. Ao refletir sobre interações sociais passadas ou imaginar interações futuras, podemos ter algum insight sobre algo que aconteceu no passado que se relacione com um personagem em uma história.
“As experiências que tivemos em nossas vidas moldam nosso entendimento sobre o mundo, e imaginar experiências por meio de histórias fictícias provavelmente nos muda também”, afirmou. “Ainda que a ficção seja fabricada, ela pode comunicar verdades sobre a psicologia humana e sobre as relações humanas.”
4. Alívio do estresse
Ler um romance é um método mais eficaz de aliviar o estresse do que ouvir música, caminhar ou tomar uma xícara de chá, de acordo com um estudo da Universidade de Sussex. Ler reduz o estresse em 68%, de acordo com o neuropsicólogo cognitivo David Lewis. Apenas seis minutos de leitura diminuía o ritmo cardíaco e reduzia a tensão muscular das pessoas que participaram do estudo.
“Perder a noção do tempo ao ler um livro é a melhor forma de relaxar”, disse Lewis em uma entrevista ao Telegraph. “Não importa qual tipo de livro você lê, ao se envolver na narrativa, você pode escapar das preocupações e do estresse do dia a dia e passar um tempo explorando a imaginação do autor. É mais do que uma simples distração.”
5. Modelos fortes
Livros de ficção costumam ter personagens cujos traços são descritos em detalhes. Juliette Wells, professora da Goucher College, dá aula sobre ficção do século XIX e diz que ela consegue se aproveitar da força dos personagens de romances de Jane Austen.
“Muitas dessas dinâmicas mapeiam de forma útil o mundo do trabalho”, diz ela. “Às vezes me vejo silenciosamente citando Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito, quando ela diz: minha coragem aumenta sempre que tentam me intimidar.”
*Imagem: https://br.freepik.com/vetores-gratis/antigravidade-pessoas-fundo_3912375.htm#page=1&query=leitor&position=12
segunda-feira, 17 de junho de 2019
domingo, 16 de junho de 2019
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Abelard and his pupil Heloise by Edmund Leighton, 1882 |
Esquecendo o mundo, e pelo mundo sendo esquecida.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças!
Cada prece é aceita, e cada desejo realizado.
Cada prece é aceita, e cada desejo realizado.
Este é o trecho do poema que deu origem ao título de um dos meus filmes favoritos:
"Brilho eterno de uma mente sem lembranças".
No Blog 365 Filmes foi publicada uma matéria bem interessante falando sobre este poema do inglês Alexander Pope, "Eloisa to Abelard".
Eternal Sunshine
of the Spotless Mind
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) se conheceram, apaixonaram-se e se separaram devido as suas personalidades radicalmente diferentes. Ela contratou uma empresa para apagar Joel de sua memória. Joel entra em depressão por ainda estar apaixonado por alguém que deseja esquecê-lo e se submete ao mesmo tratamento.
Eis que os dois se reencontram e se apaixonam novamente.
Eternal Sunshine of the Spotless Mind é um filme americano de 2004,
dirigido por Michel Gondry e com roteiro escrito por Charlie Kaufman.
sábado, 15 de junho de 2019
Frases sobre livros
FRASES SOBRE LIVROS
Eu sempre imaginei que o paraíso seria um tipo de biblioteca.
Jorge Luis Borges
Jorge Luis Borges
Ele gostava de todos os livros, porque adorava o simples ato de ler, a magia de transformar os rabiscos de uma página em palavras dentro da cabeça.
John Green
John Green
Os homens só podem compreender um livro profundo, depois de terem vivido pelo menos, uma parte daquilo que ele contém.
Ezra Pound
Ezra Pound
Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.
Carlos Ruiz Zafón
Uma mente necessita de livros da mesma forma que
uma espada necessita de uma pedra de amolar
se quisermos que se mantenha afiada.
George R. R. Martin
de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates
se quisermos que se mantenha afiada.
George R. R. Martin
O bom livro é o sangue precioso de um espírito soberano, embalsamado
e guardado para que viva além da vida.
John Milton
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.
Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazesde escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates
Você lê e sofre. Você lê e ri. Você lê e engasga.
Você lê e tem arrepios. Você lê, e a sua vida vai se misturando no que está sendo lido.
Caio Fernando Abreu
O bom de um livro é que se leia.
Umberto Eco
Não existem livros morais ou imorais.
Os livros são bem ou mal escritos.
Nada mais.
Oscar Wilde
Oscar Wilde
Leia um bom livro! Viaje, aprenda, conheça sobre muitas realidades sem sair do lugar. Inspire-se, deguste a boa leitura! "Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las."
Augusto Cury
Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.
Augusto Cury
Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.
Carl Sagan
Os livros nos dão conselhos que os amigos não se atreveriam a dar-nos.
Samuel Smiles
O encontro casual de um bom livro pode mudar o destino de uma alma.
Marcel Prevost
Os livros dividem-se em duas classes; os livros do momento,
e livro de todo momento.
John Ruskin
Remédio da alma.
Diodoro Sículo ( 90-30 a.C.)
Os pássaros têm asas. Os humanos têm livros.
Autor desconhecido
Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.Apenas deveríamos ler os livros que nos picam e que nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para que lê-lo?
Franz Kafka
Franz Kafka
Charles W. Elliot
Eu queria escrever um livro. Mas onde estão as palavras? esgotaram-se os significados. Como surdos e mudos comunicamo-nos com as mãos. Eu queria que me dessem licença para eu escrever ao som harpejado e agreste a sucata da palavra. E prescindir de ser discursivo. Assim: poluição. Escrevo ou não escrevo?
Clarice Lispector
Clarice Lispector
Meio de transporte favorito: livro.
Desconheço o autor
Desconheço o autor
Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.
Rubem Alves
Ela procurou por uma livraria decente como um viciado procura por uma dose. Não havia nada melhor do que o delicioso aroma de um livro novo, tocar as capas e folhear um livro cujas páginas nunca tinham, possivelmente, sido tocadas antes.
E, se era estranho sentir-se daquela maneira, bem, ela não se importava. Algumas pessoas eram obcecadas por sapatos e os amavam com paixão. Sapatos eram legais, mas você não pode ficar acordado a noite toda lendo um, pode?Rubem Alves
Ela procurou por uma livraria decente como um viciado procura por uma dose. Não havia nada melhor do que o delicioso aroma de um livro novo, tocar as capas e folhear um livro cujas páginas nunca tinham, possivelmente, sido tocadas antes.
Uma Proposta Irrecusável- Jill Mansell
De um autor inglês do saudoso século XIX: “O verdadeiro gentleman
compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler,
outro para guardar na estante e o último para dar de presente.”
Mário Quintana
Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos.
Carlos Ruiz Zafón
Carlos Ruiz Zafón
sexta-feira, 14 de junho de 2019
Medicina Baseada em Evidências
Nos links abaixo você terá acesso às principais fontes de informação sobre Medicina Baseada em Evidências (em inglês):
BMJ Clinical Evidence
http://clinicalevidence.bmj.com/x/index.html
Centre for Evidence-Based Medicine
http://www.cebm.net/
Centre for Health Evidence
http://www.cche.net/
Centre for Reviews and Dissemination
http://www.york.ac.uk/crd/
Randomised Controlled Trials - A User's Guide
http://www1.cgmh.org.tw/intr/intr5/c6700/obgyn/F/Randomized%20tial/chapter1.html
BMJ - How to Read a Paper
http://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/how-read-paper
Consort Statement
http://www.consort-statement.org/
Prisma Statement
http://www.prisma-statement.org/
Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals
International Committee of Medical Journal Editors - Uniform
http://icmje.org/
The Campbell Collaboration
http://www.campbellcollaboration.org/
BMJ Clinical Evidence
http://clinicalevidence.bmj.com/x/index.html
Centre for Evidence-Based Medicine
http://www.cebm.net/
Centre for Health Evidence
http://www.cche.net/
Centre for Reviews and Dissemination
http://www.york.ac.uk/crd/
Randomised Controlled Trials - A User's Guide
http://www1.cgmh.org.tw/intr/intr5/c6700/obgyn/F/Randomized%20tial/chapter1.html
BMJ - How to Read a Paper
http://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/how-read-paper
Consort Statement
http://www.consort-statement.org/
Prisma Statement
http://www.prisma-statement.org/
Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals
International Committee of Medical Journal Editors - Uniform
http://icmje.org/
The Campbell Collaboration
http://www.campbellcollaboration.org/
quinta-feira, 13 de junho de 2019
De onde vem a palavra "sebo'?
Existem algumas versões a respeito da origem do termo sebo, uma delas diz que no tempo em que não havia luz elétrica as pessoas liam à luz de velas. As velas, naquele tempo, eram feitas de gordura, de sebo. Conforme iam derretendo, acabavam sujando os livros, que ficavam engordurados. Outros dizem que os estudantes e leitores vorazes por irem a todos os lugares com um livro embaixo do braço acabavam por torná-lo sujo, ensebado.
- Dizem que um livreiro de Pernambuco foi o primeiro a assumir esse nome e colocá-lo na porta de entrada da sua livraria, nos anos 50.
Deseja saber mais? Continue lendo:
Fonte: Jornal Livros
Banca de livros usados, na Inglaterra, século XIX |
terça-feira, 11 de junho de 2019
Espiritualidade e saúde
Márcia Regina de Oliveira; José Roque Junges
Espiritualidade e saúde: Estudo Caso-Controle
Maria Beatriz Andrade Marques Silva, et al
Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2016, Vol.14(2), pp.1201-1209
http://periodicos.unincor.br
http://periodicos.unincor.br
Religiosidade e espiritualidade nas estratégias de resiliência
do idoso longevo no cotidiano
Luana Araújo dos Reis, Tânia Maria de Oliva Menezes
Rev. Bras. Enferm. vol.70 no.4 Jul./Ago. 2017
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0630
Espiritualidade/religiosidade e o humanizaSUS em Unidades de Saúde da Família
Rafael Moura Oliveira ; Rose Manuela Marta Santos ; Sérgio Donha Yarid
Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 01 February 2018, Vol.31(1), pp.1-8
https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/download/6524/pdf* Imagem: https://br.freepik.com/vetores-gratis/mulher-mindfulness-meditacao-fundo_2741395.htm#page=1&query=Espiritualidade saúde&position=16
Frase
Fonte: Cia dos Livros
Eu por exemplo, gosto do cheiro dos livros. Gosto de interromper a leitura num trecho especialmente bonito e encostá-lo contra o peito, fechado, enquanto penso no que foi lido. Martha Medeiros
domingo, 9 de junho de 2019
Papai é Pop
Papai é Pop
Li e gostei...
Ri muito, me emocionei e me identifiquei com algumas histórias contadas.
Li e gostei...
Ri muito, me emocionei e me identifiquei com algumas histórias contadas.
Pai novo, fiz tudo aquilo que me diziam...
(. . . ) O que aprendi é que não faz diferença alguma. Um apartamento grande não faz diferença, porque as crianças gostam mesmo é de dormir amontoadas na cama dos pais. Um carro grande não faz diferença, porque as crianças gostam mesmo é de andar de bicicleta. A melhor creche não faz diferença, se você é o último pai a buscar seu filho. Os brinquedos mais caros e os jogos de videogame não fazem diferença: para crianças, não há nada mais divertido do que se equilibrar no meio-fio ou andar na calçada sem pisar nos riscos.
(. . . ) Então você sabe que não precisa de uma casa a maior, de um carro melhor, nem da melhor fralda , nem da melhor creche. Você sabe e, no fundo, que só precisa estar lá. De verdade.
Papai é Pop - Piangers ( https://twitter.com/piangers )
Assinar:
Postagens (Atom)